Os 3 passos para uma campanha de marketing digital

Gostamos de conversar com os nossos clientes, sobre o que esperar das campanhas, dos processos, etc. E tentamos facilitar o entendimento deles, através de uma breve explicação sobre como os consumidores começam a se relacionar com as empresas no ambiente online. Após observar o comportamento dos consumidores em relação às marcas, produtos e serviços, generalizamos e dividimos esse processo em 3 etapas, vamos lá:

1) Alcance: Nessa primeira fase o público alvo apesar de já ter sido analisado, é “bruto”, amplo e ainda passará por um processo de afunilamento. Nessa fase buscamos alcançar o máximo de pessoas possíveis (dentro do público alvo traçado), pelo menor custo possível, para que o público comece a conhecer a marca. Esse primeiro momento envolve: Conhecer o público, traçar uma linha comportamental e o tipo de comunicação que ele está interessado, atrair a maior quantidade de novas pessoas para as redes de forma descontraída e não visa a venda diretamente.

2) Lift: Nessa etapa, encurtamos o público alvo ,através de regiões, idade, gênero, etc, excluindo aqueles que não interagiram com a primeira campanha. Aqueles que ficaram já viram a marca de forma rápida, superficial, talvez lembrem do nome da empresa, ou do seu ramo de atuação, ou de algo relacionado a empresa, o famoso “hum, já ouvi falar” . Agora temos que fixar a marca na mente dessas pessoas. Isso é feito através de periodicidade, aparições constantes para o público que já visualizou, até que esse público conecte a marca a área de atuação!  

3) Chamada para ação: A última etapa do processo. Nesse momento novamente diminuímos o público alvo, para aqueles que agora interagem com a marca, através de visitas, likes, comentários, compartilhamentos, etc. Finalmente é chegada a hora de fazer o público realizar a compra. A chamada para ação é um recurso utilizado no site, Instagram, Facebook ou anúncio, geralmente um botão que leva o consumidor a ligar, mandar uma mensagem pelo Whatsapp ou clicar em um botão de compra no site. Por mais que para chegar a isso, as pessoas já tenha um certo interesse, essa chamada deve se tornar um grande atrativo e imprimir uma certa urgência. Expressões chamativas como: “LIGUE AGORA”, “PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO”, dão a sensação de limite ou baixa quantidade, fazendo com que as pessoas fiquem tentadas e ajam por impulso.

O processo é complexo e existem muitas variantes a serem consideradas dentro e fora do ambiente online, como: A qualidade no atendimento ao cliente, o registro dos clientes alcançados, o remarketing, o pós-venda, o preço competitivo, etc. Mesmo assim após passar por todos esses processos e chegar no momento da compra, o consumidor ainda pode ter curiosidades e dúvidas quanto ao produto ou serviço, então para fechar o negócio, nada é mais importante, que qualidade no atendimento. Paciência, alto astral e um clima cordial, vai sempre ser um diferencial para qualquer empresa.  No meio de tanta concorrência, ter uma boa relação interpessoal com o consumidor gera credibilidade, indicações, avaliações positivas e é a única chance de sucesso.

Quer marcar uma reunião, saber o que podemos fazer por seu negócio ou empresa?
Nos envie um e-mail para: contato@anovidade.com com sua dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *